quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Reflexão Final

           A ação de formação Bibliotecas Escolares 2.0 correspondeu à minha necessidade de atualização constante enquanto professora, procurando acompanhar o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação nesta era da informação, e colaboradora da equipa da Biblioteca Escolar Vitorino Nemésio, numa tentativa de pensar este espaço como um local privilegiado de partilha e interação à luz do novo conceito da Web 2.0. 
       Reafirmo que cabe à escola estar na “linha da frente” em termos científicos, pedagógicos e tecnológicos, se quiser formar bons profissionais. Tendo em conta esta perspetiva, a ação apresentou, sem dúvida, um projeto exequível, realista e adaptável às atuais exigências do público-alvo: professores de várias escolas, com diversas experiências na gestão/organização/dinamização das bibliotecas escolares. 
           Estaremos aptos para a utilização, partilha e produção de recursos educativos digitais em rede, tal como se previa no início desta ação como finalidade? Iniciámos uma aventura que nos permitiu conhecer e desenvolver competências neste domínio e, sobretudo, que nos motivou a tal ponto que sugerimos, na última sessão, a realização de uma outra ação de Bibliotecas Escolares 2.0 para desenvolver e aprofundar os conteúdos apresentados. Obviamente que tais aprendizagens serão uma mais-valia para o processo de ensino e aprendizagem e, sobretudo, para a transformação da Biblioteca numa Biblioteca 2.0, tal como sugere o título da ação. Como exemplo, refiro a utilização da internet, intranet, Plataforma Moodle, bem como a criação de blogues, os fóruns, as wikis, os podcast, as redes sociais e a utilização da cloud com um denominador comum, a dimensão colaborativa. 
          A participação nas sessões presenciais bem como nas tarefas que me foram propostas foi, do meu ponto de vista, muito profícua: aprendi, partilhei, discuti, refleti e, sobretudo, passei a valorizar as redes de aprendizagem cooperativa em contexto escolar. De referir que, às dificuldades encontradas, houve sempre uma resposta pronta dos professores formadores – quer presencialmente, quer através dos fóruns - que souberam selecionar a informação a apresentar, alimentando a curiosidade dos formandos, fornecendo-lhes informações adequadas e pertinentes, tendo em conta a sua heterogeneidade, e ainda mantendo um equilíbrio peculiar entre a teoria e a prática. 
           Por tudo isto, o trabalho realizado em parceria foi uma experiência positiva e enriquecedora a vários níveis: foram postos em prática os conhecimentos ministrados de acordo com as características individuais e da biblioteca para a qual trabalhamos, o que nos permitiu consolidar aprendizagens, partilhar experiências, estreitar laços… esta dimensão afetiva que se foi desenvolvendo e que caracterizou esta ação foi também determinante para o sucesso da mesma. 
          A este respeito, tenho de referir o prazer que foi trabalhar em conjunto com as minhas colegas Lurdes Castanheira e Teresa Pedro em todas as tarefas colaborativas. A título de exemplo, a construção do blogue que, sendo uma das atividades propostas de início, foi por nós encarada como um desafio sério que se pudesse transformar no blogue oficial da biblioteca na qual trabalhamos, e, inquestionavelmente, a elaboração do vídeo “Baile da Biblioteca” que é, sem sombra de dúvidas, a imagem do que somos, do que gostamos de fazer e da nossa biblioteca. 
         A aprendizagem processa-se cada vez mais em redes cooperativas baseadas no trabalho coletivo e na utilização de ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona; a cultura de autoformação ganhou novos contornos… por isso, esta formação foi, para mim, essencial e considero primordial que TODOS os professores tenham acesso a formação nesta área para que TODOS possam rentabilizar os recursos digitais ao serviço da educação.
      Concluo, face ao exposto, reafirmando a esperança de, num futuro próximo, poder consolidar e aprofundar as minhas aprendizagens neste âmbito e apelando para que se proceda à realização de uma ação de Bibliotecas Escolares 2.0 II, a fim de podermos rentabilizar os conhecimentos adquiridos nesta ação de formação.

Sem comentários:

Enviar um comentário